Image Map


03/10/2011

Deixe seus cosméticos LONGE do banheiro!!

03/10/2011

Todo mundo diz que não se devemos guardar os cosméticos do banheiro. Mas qual o motivo desse conselho? Fomos procurar o porquê, afinal nós adoramos os nossos produtinhos e queremos que eles durem mais.
“O banheiro é um local sujeito às variações de temperatura e bastante úmido, o que torna a região propensa ao aparecimento de bactérias e fungos”, explica a farmacêutica Tatianne Morais.  E isso não é tudo muitas outras coisas podem acontecer com cosméticos guardados nessa parte da casa. Veja o que os fatores externos podem fazer com seus produtinhos*:
1.   Temperatura: o aumento da temperatura provoca um aceleramento nas reações de decomposição das substâncias presentes na formulação. Algumas enzimas e fragrâncias são sensíveis às temperaturas elevadas.
2.  Luz: a luz ultravioleta origina a formação de radicais livres, desencadeando reações químicas nos cosméticos.
3. Oxigênio: origina reações de oxido redução com formação de radicais livres. Estas reações são aceleradas pela luz e calor. Ex: vitamina C, vitamina E, óleos vegetais.
4. Umidade: é um grande problema para cosméticos como sais de banho, talco, sombras, pó compacto, que ficam amolecidos e pegajosos. A umidade também facilita a contaminação bacteriana.
5. Tempo: o avanço do tempo ocasiona reações de decomposição ou envelhecimento na formulação, com alteração das características físicas, químicas, microbiológicas e toxicológicas.
Agora que você já sabe o que pode fazer os cosméticos no banheiro. Aliás, vale lembrar que um cosmético guardado da forma incorreta, e que tenha sofrido alguma das alterações mencionadas, pode sim causar problemas à pele. Por esse motivo, corra e dê uma olhadinha nos seus produtos!
*Cada cosmético possui uma formulação diferente, portanto, são inúmeras as alterações que podem ocorrer, essas são as mais comuns.
Ajudinha!
Tatianne Morais
Farmacêutica Bioquímica com Pós Graduação em Gestão e Tecnologia Cosmética é sócia da empresa Abalô Cosméticos.
www.abalocosmeticos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).